Na segunda-feira, dia 12 de agosto, assinalou-se o Dia do Concelho de Oleiros, uma vez mais marcado pela condecoração de personalidades e empresas, bem como pela assinatura de protocolos com 17 entidades, no valor total de 553 626,42 euros.
O Hastear da Bandeira ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, nos Paços do Concelho, deu início ao programa oficial. Seguiu-se a realização da Sessão Solene no Multiusos das Devesas Altas.
O Presidente da Assembleia Municipal (AM) de Oleiros, Joaquim Silvério, lembrou a história do concelho e os feitos heroicos das suas gentes. O presidente da AM pediu justiça para com os territórios de baixa densidade, para que, “possam aceder aos mesmos serviços públicos comparativamente com quem viva no litoral” e “políticas públicas inovadoras e corajosas”.
O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, referiu algumas das obras feitas e medidas implementadas pela autarquia. Sobre o presente, anunciou a adjudicação do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial de Oleiros e revelou estarem em curso negociações para aquisição de terrenos com vista à ampliação da Zona Industrial de Açude Pinto, já que existem interessados na instalação de empresas. “Há um ano atrás, anunciei nesta mesma sala a requalificação da entrada sul de Oleiros. Pois bem, a obra está em curso e muito brevemente terminada”, referiu.
Miguel Marques mencionou, ainda, que estão em análise “vários outros projetos” que visam valorizar os espaços urbanos, não só na sede de concelho, como nas freguesias. Neste sentido, está concluído o jardim na Senhora da Penha, no Estreito e, indicou que “está pronto o Largo dos Azevedos, no Orvalho, que esperamos inaugurar ainda neste mês de agosto”.
O setor do turismo mereceu igual destaque na intervenção do Presidente da Câmara Municipal, que se referiu ao Miradouro do Zebro, na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, como “uma obra impressionante, não só pela atração de visitantes, mas também pela projeção nacional e internacional que o mesmo tem conseguido alcançar”. Mais uma vez, Miguel Marques pediu “atenção do Estado para com a ligação Oleiros-Castelo Branco”, no sentido de ser requalificada e de serem eliminadas curvas, um tema que já mereceu uma reunião entre o autarca de Oleiros e o Ministro das Infraestruturas e Habitação.
Na cerimónia, foram atribuídas condecorações a diversas personalidades e empresas e assinados protocolos com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Associações do Concelho (Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, Centro Social do Estreito, Centro Social do Orvalho, Santa Casa da Misericórdia de Álvaro, Centro Social do Sobral, Grupo Desportivo Águias do Moradal, Casa do Benfica de Oleiros, Pinhal Total, Associação Trilhos do Estreito, Sociedade Filarmónica Oleirense, Rancho Folclórico de Oleiros, GAIO, Cavaquinhos Estreito, AP Escuteiros, Confraria do Cabrito Estonado e Associação Entidade Gestora AIGP).
A Sessão Solene contou com vários momentos musicais pelo grupo “Beiroas para Vós”, com a cantora lírica Ana Sofia Ventura, acompanhada por Miguel Carvalhinho na viola beiroa e João Paulo Leitão na guitarra. A interpretação do denominado Hino de Oleiros (“Vila de Oleiros”) surpreendeu a todos.
Como é tradição, o espetáculo piromusical deu início às festividades municipais, nos primeiros minutos do dia. As comemorações terminaram com a atuação da banda FH5, do grupo Calema e de DJ Shark, no Recinto de Santa Margarida.
Condecorações do setor humanitário
Paulo Jorge Martins Rodrigues – Pinha de Mérito Municipal – Grau Prata (a título póstumo)
António José Lopes Luís – Pinha de Mérito Municipal – Grau Prata (a título póstumo)
Condecorações do setor Municipal
Manuel Ribeiro Barata – Pinha Municipal de Dedicação e Bons Serviços – Grau Prata
Ana Paula Pestana Fernandes – Pinha Municipal de Dedicação e Bons Serviços – Grau Ouro
Condecorações do setor Autárquico
Fernando Marques Jorge – Pinha de Mérito Municipal – Grau Ouro
Condecorações do setor Empresarial
Europoste – Indústria e Comércio de Madeiras, Lda. – Pinha de Mérito Municipal – Grau Prata
Nova Floresta – Serviços e Gestão Florestal, Lda. – Pinha Mérito Municipal – Grau Prata
Sistral – Sistemas de Estruturas de Alumínio, Lda. – Pinha de Mérito Municipal – Grau Prata
José Maria Ribeiro – Pinha Mérito Municipal – Grau Prata (a título póstumo)