Na sessão, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, estiveram ainda presentes o Vice-presidente da Câmara, Victor Antunes, os elementos da Comissão de Análise e Acompanhamento (CAA) e o Presidente da Junta de Freguesia, Filipe Bártolo. Foram apresentadas algumas ideias que podem ser constituídas sob a forma de propostas, num processo de recolha (que pode ser digital em plataforma própria ou presencial (nas AP, através de preenchimento de formulário)) que decorre até 31 de maio. Findo este prazo, as propostas recolhidas vão ser analisadas pela CAA e as que reúnam as condições de elegibilidade são transformadas em projetos que serão posteriormente, colocados à votação de todos os cidadãos recenseados no concelho.
Na ocasião, Fernando Jorge referiu que para a autarquia “é muito importante auscultar as populações, ouvir algumas ideias e pelas propostas apresentadas, poderemos ficar sensibilizados e aquelas que não forem eleitas, podem ser consideradas no orçamento municipal do ano seguinte. É fundamental estimular a democracia participativa”. O Vice-presidente acrescentou ainda que “quanto maior for o número de participações, maior será o leque de escolha”.
Agendadas para esta semana estão já as AP de Sarnadas de S. Simão (terça-feira – dia 11, 19H); Cambas (quarta-feira – dia 12, 19H); Orvalho (quarta-feira – dia 12, 21H); Álvaro (sexta-feira – dia 14, 19H) e Mosteiro (sexta-feira – dia 14, 21H). Recorde-se que os objetivos destas AP prendem-se com o esclarecimento presencial sobre todo o processo do Orçamento; o acolhimento de propostas, a sua eventual apresentação e discussão sobre as mesmas; o apoio aos participantes com dificuldades de acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a dinamização do exercício da cidadania participativa no que diz respeito ao debate público.