Scroll Top

CLDS 5G “Raízes” de Oleiros em busca de tradições orais nas freguesias

2

A recuperação de lendas ou tradições antigas é uma das missões da equipa do CLDS 5G “Raízes” que está a percorrer o Concelho de Oleiros.

“Património e Memória” é o nome desta ação que está no terreno à procura “de pessoas que ainda contem histórias, memórias, lendas e costumes ancestrais”, explica a coordenadora do projeto CLDS 5G Raízes, Ana Catarina Lopes.

“O nosso propósito é primeiro ouvir as pessoas, depois iniciar a fase de filmagens para que fique registado este património que as pessoas mais idosas ainda nos podem transmitir”, acrescenta.

A coordenadora adianta que a cantiga “A Fiandeira”, ouvida pela voz das mulheres do Estreito, foi uma dessas descobertas. “Cultivava-se o linho para depois ser tratado num longo processo. Ao serão ou à tardinha, trabalhava-se nos teares e cantavam-se estas músicas que felizmente algumas pessoas ainda se lembram”, acrescenta Ana Catarina Lopes.

Desde o início do ano, a equipa do CDLS 5G Raízes já esteve no Orvalho, na Foz do Giraldo, Sobral e em Cambas. Nesta última aldeia foram ouvidas muitas histórias ligadas à travessia do Rio Zêzere quando não existiam pontes. “As pessoas recordam-se do barqueiro ou da elevada subida do rio”, recorda a técnica Vera Oliveira.

A procura por histórias e tradições vai continuar em todas as freguesias num ponto de encontro definido em colaboração com as Juntas de Freguesia.

Simultaneamente mantém-se o projeto “Seniores sem Limites”, que promove atividades de raciocínio lógico, estimulando o desenvolvimento cognitivo e a agilidade mental dos participantes. “A adesão é fantástica. Os nossos idosos aderem muita bem às atividades, existe uma ligação muito grande com os técnicos do CLDS 5G Oleiros que há muito desenvolvem nas freguesias este projeto, pelo que tudo se torna mais fácil e até divertido”, finaliza a técnica Ana Garcia.

O CLDS 5G “Raízes”- Oleiros enquadra-se no Programa Temático Demografia, Qualificação e Inclusão (PESSOAS 2030), do Portugal 2030 e destina-se a promover o envelhecimento ativo, a promoção da inclusão social e a capacitação da comunidade em geral.

       

 

 

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.