Integrado na Mostra do Medronho e da Castanha, o Município de Oleiros leva a efeito, no próximo dia 29 de outubro (sábado), pelas 10:30h, no recinto do Mostra, o colóquio “Qualidade da aguardente de medronho e outras potencialidades”.
A iniciativa pretende privilegiar este ano a produção de “medronheira”, dando enfoque à questão da sua qualidade enquanto elemento diferenciador e catalisador de potencialidades para a fileira.
A questão do potencial de exportação deste produto revela-se bastante interessante e deve ser tida em conta. Confirmado está já um painel de especialistas que promete esclarecer e sensibilizar os vários interessados no assunto.
Recorde-se que a fileira do medronho em Oleiros se encontra em fase de consolidação. Para além dos inúmeros focos existentes com medronheiros selvagens (havendo a intenção de limpar uma área de cerca de 10 ha), existe ainda a intenção de instalar novas plantações, em cerca de 60 ha.
Realça-se que no território concelhio estão já identificados cerca de 50 ha de plantações efetivas, em diferentes fases de maturação, cuja produção é maioritariamente absorvida pelas destilarias da região.
No concelho existem 5 destilarias, das quais duas possuem marca própria de aguardente de medronho, sendo as restantes prestadoras de serviços.
A produção de aguardente de qualidade é assim encarada como uma premissa fundamental para afirmar um produto local único e tão promissor.