Colóquio sobre Foral Manuelino de Oleiros no próximo sábado

1369746700Index_1

No âmbito da realização da Feira Quinhentista em Oleiros, a qual decorre de 31 de maio a 2 de junho no Centro Histórico daquela vila e se insere nas celebrações dos 500 anos da atribuição do seu Foral Manuelino, está agendado para sábado (dia 1 de junho) um colóquio que irá abordar algumas questões relacionadas com aquele documento régio. O acontecimento está marcado para as 16H, após a passagem do cortejo pelas ruas do burgo (o qual terá início pelas 15 horas de sábado) no Auditório da Casa da Cultura de Oleiros, sito na Praça da República.

Recorde-se que a Carta de Foral ou simplesmente Foral, consiste num documento real utilizado em Portugal que visava estabelecer um concelho e regular a sua administração, limites e privilégios. Os forais manuelinos, também chamados de “Forais Novos”, foram atribuídos no reinado de D. Manuel I, maioritariamente no séc. XVI, a chamada era quinhentista, com o objetivo de sistematizar a governação local ao nível administrativo. Estes são também conhecidos como de “leitura nova”, uma vez que neles é instituído um novo tipo de letra caligráfica (o gótico librário), mais inteligível.

Para além do colóquio sobre o Foral Manuelino de Oleiros, o programa da Feira compreende diversas atividades. Com início marcado para as 20H de sexta-feira (dia 31 de maio), os festejos prolongam-se por 3 dias com um banquete ao ar livre, arraial, danças à desgarrada, espetáculo de malabares de fogo e Danças Mouras. Durante as celebrações, não faltarão comeres e beberes nas tabernas e casas de pasto.

Nos dias de sábado e domingo a feira abre às 14H00, havendo nos dois dias a realização de um cortejo régio, pelas ruas do burgo (15H). A animação no terreiro será outra constante com Danças Renascentistas, jogos tradicionais infantis, torneios de armas apeados e a cavalo, danças e folias com saltimbancos e muitas recriações históricas como a leitura e teatralização da Carta de Foral, no domingo, após o cortejo régio.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.