O Município de Oleiros dispõe de uma nova Rede Municipal de Recolha de Óleos Alimentares Usados.
O objetivo da melhoria desta atividade de recolha de resíduos visa promover o contributo da população para a resolução dos problemas ambientais que resultam da incorreta deposição destes resíduos. São 13 os pontos de recolha já instalados por todo o concelho, equipados com uma nova tecnologia que permite a monitorização em tempo real. Está prevista, ainda, a instalação de mais dois pontos de recolha, nas freguesias de Oleiros-Amieira e Isna.
A nova rede resulta de uma prestação de serviços ao Município de Oleiros pela empresa Hardlevel, que vai proceder à recolha, transporte e valorização dos óleos usados, transformando-os em biodiesel.
Nova tecnologia permite monitorização em tempo real
Os novos oleões estão equipados com um sistema de monitorização em tempo real, o que permite perceber o real estado de enchimento e a contabilização do número de depósitos inseridos no oleão.
Os sensores aplicados no oleão estão ligados em rede móvel, para monitorização, o que permite que o recipiente fique ligado a um sistema de “backoffice” para uma melhor gestão das rotas e recolhas em tempo real, entre outros.
Estes novos equipamentos têm ainda um sistema de identificação e reconhecimento, permitindo a interação com o utilizador, através da aplicação RENO (que poderá ser descarregada através da playstore do seu telemóvel). Ao utilizar esta aplicação está a contribuir para o controlo do serviço de recolha, ao mesmo tempo que terão acesso a campanhas exclusivas definidas pelo Município e pela empresa Hardlevel.
Como utilizar o OLEÃO?
COMO PROCEDER (PASSO A PASSO):
1. Depois de usar deixe arrefecer o óleo alimentar usado;
2. Coloque o óleo alimentar usado numa garrafa ou garrafão de plástico;
3. Quando estiver cheio, fechar muito bem a garrafa ou o oleão;
4. Depositar a garrafa ou o garrafão num dos oleões mais próximos.
QUAIS OS ÓLEOS QUE PODE COLOCAR NO OLEÃO:
Óleos vegetais tais como: girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas.
O QUE NÃO PODE COLOCAR NO OLEÃO:
· Óleo de motor;
· Óleo lubrificante (uma vez que é um resíduo perigoso que impede a valorização do óleo alimentar usado);
· Margarina e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura (devem ser deitados no lixo).
· Óleo alimentar usado em garrafas de vidro;
· Óleo alimentar usado por vazamento direto.