Concurso e Exposição de Espantalhos em Oleiros

1391515892Concurso_espantalhos

A Casa da Cultura de Oleiros está a promover, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, a realização do concurso e exposição de espantalhos “Trajes do Mundo Rural”, a ter lugar de 21 a 23 de março, no Jardim Municipal de Oleiros.

Os espantalhos devem ser construídos maioritariamente com recurso a materiais reaproveitados, não devem exceder 1,80 m de altura (contendo ainda uma base de espigão com 0,40 m que permita a sua fixação na terra), devem ser alusivos a representações do mundo rural e deverão estar identificados com uma placa contendo o pseudónimo do(s) autor(es).

A iniciativa pretende revitalizar os usos, costumes e tradições do mundo rural e agrícola; sensibilizar para a preservação do ambiente pela Redução, Reutilização e Reciclagem que são pressupostas no concurso; valorizar a efeméride designada pela ONU para 2014 e por último, estimular a aptidão criativa e artística.

O concurso destina-se às escolas e jardins-de-infância, associações, lares de idosos, centros de dia e população em geral e as inscrições podem ser efetuadas até ao dia 4 de março. A participação pode ser individual ou coletiva.

A seleção dos vencedores (do 1.º ao 3.º lugar) será efetuada pela população em geral, através de voto secreto em urna própria, a qual estará colocada no posto de Turismo de Oleiros. Esta deverá ter em conta os critérios: diversidade dos materiais utilizados, criatividade e estética do trabalho, relação do trabalho com as temáticas mundo rural e reciclagem/ambiente. A contagem dos votos e entrega dos prémios serão efetuadas no dia 2 de abril, pelas 18 horas, na presença de todos os participantes, os quais receberão ainda um kit de ervas aromáticas e hortícolas.

Os três primeiros classificados serão premiados com os seguintes valores monetários 250 euros – 1.º prémio; 200 euros – 2.º prémio e 150 euros – 3.º prémio, os quais serão convertidos em vales para serem utilizados no comércio local. Os melhores espantalhos serão utilizados pela Câmara Municipal para posteriores exposições públicas e eventos relacionados com a agricultura ou no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar. Para mais inscrições e informações, os interessados deverão contactar o 272 680 230.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.