O Conselho Municipal de Educação reuniu no passado dia 31 de julho, para fazer o balanço do ano escolar 2023/2024 e preparar o novo ano de ensino que se inicia em setembro.
O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, também presidente deste Conselho, fez um balanço positivo do ano escolar que terminou em junho: “De um modo geral, o ano decorreu sem grandes percalços. Alguns problemas que surgiram foram sempre resolvidos, em estreita colaboração entre o Agrupamento de Escolas e a Câmara”, afirmou.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano, com o Pelouro da Educação, reforçou o “bom funcionamento” da rede de transportes escolares, da responsabilidade do Município, assim como as atividades extracurriculares (incluindo visitas e viagens realizadas).
O diretor do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), Filipe Domingues, anunciou que todas as escolas básicas do concelho se vão manter a funcionar. Filipe Domingues informou, ainda, os conselheiros sobre a organização interna do AEPAA no próximo ano.
“Está prevista para setembro, no máximo outubro, a abertura da Sala do Futuro, ao lado da biblioteca, que conta com investimento da Câmara e ainda da Sala Multidisciplinar, igualmente com apoio da autarquia”, indicou Filipe Domingues.
A diretor do AEPAA informou, também, que o número de matriculados no ano letivo 2024/2025 vai ultrapassar as 3 centenas (320 alunos), um facto que deixou o Presidente da Câmara Municipal muito satisfeito. “No ano letivo de 21/22, o número de alunos era 270. Este crescimento que também se deve ao maior número de alunos estrangeiros, deixa-nos muito satisfeitos”, referiu Miguel Marques.
Durante o ano letivo 2023/2024, foi implementado o PIPSE – Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, que veio dar continuidade ao PIICIE. O programa vai continuar em execução nos anos letivos 2024/2025 e 2025/2026 com um terapeuta da fala e um professor do Ensino Básico.
Para destes assuntos, os conselheiros do Conselho Municipal de Educação deixaram, ainda, as suas sugestões para o próximo ano letivo.
O Vice-Presidente da autarquia abordou, ainda, a realização da Semana da Juventude em Oleiros, que decorre em Oleiros de 19 a 22 de setembro e terá dentro das suas atividades uma Feira do Emprego.