“É um livro sobre a Ucrânia, que obviamente toca na guerra”, começou por esclarecer Rodolfo Begonha, Major-General na reserva, na sessão de apresentação do livro “Crónicas da Invasão da Ucrânia”, de Mendo Henriques, editado pela “Páginas de Motivação”.
O livro que reúne as crónicas do autor sobre a invasão da Ucrânia foi apresentado no Multiusos das Devesas Altas na quinta-feira, dia 11. Paulo B. Fernandes, diretor do Jornal de Oleiros e amigo pessoal do autor, elogiou a obra. “É um livro indispensável para compreendermos o que temos vindo a assistir”.
Além de crime contra a humanidade e o direito internacional, a invasão é também um falhanço histórico de Vladimir Putin, cujo poder se baseia na imagem de homem forte e com julgamento infalível. Após a Rússia ter apostado e falhado em uma vitória em três dias, a corajosa resistência ucraniana e os apoios de mais de 50 nações aliadas do mundo mudaram a história…
Mendo Henriques é um autor conhecido em Portugal e no Brasil pelas suas obras de filosofia e também sobre cidadania, história militar e ficção histórica.
Em” Amanhã é Outro Dia”, o ex-Diretor do Departamento de Defesa Nacional do IDN e Prémio de Defesa Nacional em 2018 apresenta as suas crónicas sobre a Invasão da Ucrânia publicadas ao longo de dois meses nas páginas digitais do Jornal de Oleiros. O livro tem prefácio de Rodolfo Begonha e de Joaquim Franco, jornalista.
Durante a apresentação da obra, com a presença executivo da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo B. Fernandes distinguiu o ex-autarca José Marques, entregando ao seu filho, Miguel Marques, um quadro com a primeira página do Jornal de Oleiros, sobre a eleição por maioria absoluta do ex-presidente da Câmara Municipal, José Marques, que se manteve no cargo 28 anos.