Até ao próximo dia 10 de Março, se houver o número de inscrições necessário, poderão abrir em Oleiros dois Cursos de Especialização Tecnológica (CET), leccionados pelo Instituto Politécnico de Tomar, em parceria com o Município de Oleiros. São eles: Técnicas e Gestão de Turismo e Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos, os quais funcionarão em regime pós-laboral e dão equivalência ao nível V. Neste momento estão já quase preenchidas a totalidade das vagas (falta apenas uma inscrição) e os interessados devem dirigir-se ao Gabinete de Inserção Profissional (GIP), no edifício da Câmara Municipal de Oleiros, ou contactar telefonicamente através do número 272 680 130, até à próxima Quinta-feira.
Podem frequentar estes cursos: os titulares de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído; os titulares de uma qualificação profissional do nível 3; os titulares de um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional. Podem igualmente candidatar-se à inscrição num Curso de Especialização Tecnológica num estabelecimento de ensino superior os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, aquele reconheça capacidades e competências que os qualificam para o ingresso no curso em causa.
Relembra-se que os CET são cursos pós-secundários não superiores, que conferem uma qualificação profissional de nível V e os quais visam fazer face às necessidades verificadas no tecido empresarial, no que se refere a quadros intermédios, respondendo assim aos desafios colocados por um mercado de trabalho em permanente mudança e acentuado desenvolvimento. Os CET surgem como uma alternativa válida para a profissionalização de técnicos especializados e competentes, a quem após uma frequência com aproveitamento lhes é atribuído um Diploma de Especialização Tecnológica (DET).