O Município de Oleiros viu aprovada a sua candidatura ao projeto “Floresta Comum 2022/2023”, sendo agora contemplado com 4615 árvores, de várias espécies. A aprovação aconteceu precisamente no dia em que se comemorou o Dia da Floresta Autóctone, assinalado pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, em conjunto com o Clube de Ciências e Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas Padre António Andrade. Os mais jovens procederam à plantação de quatro exemplares – que podem ser identificados no ecossistema florestal do concelho – nomeadamente: uma oliveira, um medronheiro, um sobreiro e um azereiro. As plantas foram oferecidas pela Câmara Municipal de Oleiros através do viveiro municipal.
O objetivo desta candidatura é a continuação do trabalho educativo com a comunidade escolar, de forma a ensinar e a sensibilizar desde uma tenra idade para a temática da proteção da floresta. As árvores serão entregues ao Município de Oleiros até 13 de janeiro de 2023, provenientes dos viveiros do Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Os viveiros municipais de Oleiros estão a receber obras de beneficiação com o objetivo de melhorar as condições existentes e poder acolher, de forma mais condigna, a comunidade escolar para as diversas ações que se pretendem realizar.