Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Dia Internacional das Montanhas celebrado em Oleiros

No dia 11 de Dezembro (Sábado) celebra-se o Dia Internacional das Montanhas e a Naturtejo, em parceria com o município de Oleiros, irá assinalar esta data com uma celebração às misteriosas montanhas de Oleiros onde em 1580 nasceu o Padre António de Andrade, “escalador dos Himalaias e descobridor do Tibete”. Esta efeméride será celebrada pela primeira vez pelas duas entidades e o local escolhido é uma aposta com carácter de continuidade. Pretende-se que as edições seguintes se realizem também em Oleiros com o intuito de valorizar a cultura de montanha da região, afirmando Oleiros como local de excelência para a divulgação de todo o conceito que envolve, ao mesmo tempo que se promove o turismo de natureza, nomeadamente o turismo de montanha, bastante em voga hoje em dia.

Assim, no dia 11 de Novembro (Sábado) irá ser apresentado oficialmente um novo produto turístico, a Rota da Montanha. Trata-se de uma rota viária cujo itinerário contempla a passagem pelos geomonumentos de Oleiros, num percurso amplo que abrange outros pontos de interesse turístico do concelho. Esta rota que irá integrar as Rotas Naturtejo 2011, irá assim potenciar a colocação de Oleiros no mapa do roteiro das montanhas mais fantásticas do mundo, assim como futuramente, na Rede de Museus de Montanha. Para o efeito, criou-se também um novo pacote turístico, com a duração de 3 dias/2 noites e de 10 a 12 de Dezembro os participantes poderão conhecer as paisagens, as tradições e os belíssimos cantos e recantos destas montanhas, num programa recheado de experiências. O cimo das montanhas de hoje foi outrora fundo de oceanos repletos de vida que registaram a história dos últimos 600 milhões de anos…

A celebração do dia 11 de Dezembro, Dia Internacional das Montanhas, é aberta a todos os interessados, pelo que quem quiser aderir à Rota da Montanha deverá inscrever-se através dos números 707 200 065 ou 272 680 130. O programa inclui: 9h30 – Participação na apresentação da “Rota da Montanha”, Posto de Turismo de Oleiros e visita às Montanhas de Oleiros (transporte assegurado pela organização), incluindo: – Teares tradicionais do Estreito, Geomonumento Cascata da Fraga da Agua d’Alta, almoço com sabores locais em restaurante junto ao Rio Zêzere (Cambas), Aldeia de Xisto de Álvaro, Geomonumento Meandros do Zêzere e Prova de produtos tradicionais à base de medronho.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.