Scroll Top

Discurso – Balanço de dois anos de mandato e desafios para o futuro

Sessão para empresas AEBB e Pinhal Maior

Caros Oleirenses,

Decorridos cerca de dois anos da entrada em funções do executivo camarário, julgo ser pertinente fazer um balanço desta primeira metade do mandato, ainda que só tenha assumido as funções de Presidente da Câmara Municipal no passado mês de junho, pelas razões que todos conhecemos.

Recordo-me que a primeira obra inaugurada por este executivo, em dezembro de 2021, foi o Pavilhão Multiusos das Devesas Altas. Lançada pelo anterior Executivo, esta obra foi alvo de diversas críticas, a maior parte delas sem qualquer fundamento. Suportada em parte com fundos comunitários, hoje é um espaço que deve orgulhar todos os Oleirenses, elogiada por todos os que dela usufruem e por quem nos visita.

Atrair investimento e fixar pessoas criando emprego é um, senão o principal fator, para um desenvolvimento sustentável do Concelho.

É por isso que temos em curso um ambicioso processo de modernização da Zona Industrial de Alverca com a construção do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial de Oleiros (CIDEO), obra que lançaremos muito brevemente, bem como a ampliação da Zona Industrial do Açude Pinto.
Temos apoiado as nossas empresas através do Regulamento de Apoio ao Empreendedorismo e, recentemente, celebramos um protocolo com a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) de modo a apoiar o tecido empresarial em todos os setores. Doutra maneira não poderia ser, são as empresas o motor de desenvolvimento do Concelho e presto desde já o meu reconhecimento a todos os nossos empresários.

A requalificação urbana da Vila de Oleiros faz também parte desta estratégia, e temos já diversos projetos em fase adiantada, como a Reabilitação da Entrada Sul de Oleiros (pela Rua do Ramalhal) e a requalificação da zona envolvente à Igreja Matriz.

A conclusão do Quarteirão Cultural, com a construção do Auditório Municipal na antiga casa Romão é também um dos projetos já identificados como prioritário no novo quadro comunitário.

Procedemos à requalificação de todos os parques infantis do Concelho. Requalificámos a Ponte da Roda, aspiração antiga e finalmente concretizada. Procedemos à repavimentação da estrada municipal entre o cruzamento da EN 238 e o Moucho, incluindo todas as localidades existentes nesse percurso. Alteramos o traçado da estrada junto ao Santuário da Nossa Senhora da Saúde nas Rabaças, dando maior segurança a toda a envolvência da Capela e beneficiámos a estrada municipal entre o cruzamento da EN 238 e a localidade da Ribeira, na freguesia de Estreito-Vilar Barroco.

Estamos a apoiar, sem exceção, todas as freguesias do Concelho, seja na reabilitação urbana, limpeza de caminhos florestais, calcetamentos, construção de açudes e pontos de água. A breve prazo iremos avançar com a construção de açudes no Vilar-Barroco, Mosteiro e Cardosa, à semelhança do que fizemos na Isna.

Encontram-se neste momento a decorrer obras de requalificação no Parque Desportivo e de Lazer em Oleiros, no Largo dos Azevedos no Orvalho e na Escola da Pisoria, freguesia de Cambas, no âmbito do projeto Rede de Artes e Ofícios. Brevemente procederemos à inauguração do Espaço de Coworking no 1.º Andar do Mercado Municipal em Oleiros e da Casa da Pesca em Álvaro.

Na área social, a nossa preocupação está com os seniores. Os nossos seniores sabem que no Concelho têm condições para terem um envelhecimento ativo. Continuaremos a apostar na diversidade da oferta de atividades, agora na renovada Academia Sénior, na atividade física com as “Freguesias em Movimento” e manteremos a política de proximidade e o espírito de colaboração com todas instituições de solidariedade social, como temos vindo a fazer.

A aposta nos apoios ao nascimento e à primeira infância, à fixação de residência e à educação (desde o jardim de infância até ao Ensino Superior) irá manter-se e nalguns casos será mesmo reforçada. Encaramos todos estes apoios como um investimento nas nossas crianças e jovens. Continuaremos a apoiar todos os jovens que frequentam o ensino superior pagando integralmente as propinas, e dessa forma, ajudando também as famílias num período em que o custo de vida se tem vindo a agravar.

Na área da saúde, o Município de Oleiros – depois de um interregno – voltou a colocar no terreno a Unidade Móvel de Saúde. Esta Unidade percorre todas as freguesias prestando serviços na área da saúde, numa dinâmica de proximidade com as populações.

Realço ainda os inúmeros motivos turísticos do nosso Concelho e que terá no Miradouro do Zebro, na freguesia de estreito Vilar-Barroco uma referência incontornável. A pergunta que todos fazem neste momento, é, para quando a sua inauguração?

Posso adiantar que estará para breve. Apenas faltam acertar algumas situações relacionadas com a segurança no percurso até ao Miradouro.
O meu agradecimento a todos os agentes turísticos do Concelho pela excelência do seu desempenho e pela promoção dos nossos produtos endógenos, com realce para o cabrito estonado, que se encontra em processo de certificação como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) e será uma aposta firme do Município.

Por último, quero dizer-vos que tendo assumido como ponto fundamental da defesa do Concelho e dos Oleirenses, a requalificação da estrada nacional 238 no troço entre Oleiros e Alto da Foz do Giraldo, que já reuni com o Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas no final do passado mês de setembro. Embora sem respostas concretas, defendi convictamente esta aspiração legítima e da maior justiça, naquela que é a nossa principal ligação à capital de distrito. Continuarei empenhado em efetuar todas as diligências neste sentido e já solicitei uma audiência com o Sr. Presidente das Infraestruturas de Portugal. Não desistirei facilmente! Disso os Oleirenses podem ter a certeza.

Estou consciente do muito que falta fazer. Do trabalho que este Executivo tem pela frente. Continuarei a dar o meu melhor todos os dias.

Um forte Abraço a todos os Oleirenses,
Miguel Marques

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.