Documentário sobre viagem do Padre António de Andrade, aos Domingos na RTP2

1321871211Capa_do_livro

Começou ontem, na RTP 2, pelas 19H41, o documentário “Himalaias – a viagem dos Jesuítas Portugueses”. Este é um programa que conta a aventura de milhares de quilómetros com imagens espetaculares, numa série documental de quatro episódios que traduz uma aventura de milhares de quilómetros através de uma das mais espetaculares e deslumbrantes paisagens do planeta. Terra de mosteiros, alta montanha, lagos de água cristalina e rotas de peregrinação lendárias, o Tibete continua a ser o mais misterioso e aliciante recanto dos Himalaias.

Joaquim Magalhães de Castro, autor do livro “Viagem ao Tecto do Mundo” (editora presença), viajante e investigador da História da Expansão Portuguesa, refaz as rotas de um grupo de intrépidos jesuítas portugueses do início do século XVII, pioneiros nos Himalaias, convidando-nos a conhecer um importante capítulo do nosso passado colectivo: a exploração do interior do continente asiático, associada à ancestral busca do mítico reino do Cataio, onde se acreditava existirem cristandades perdidas. Em 1624, após uma duríssima travessia através dos «desertos de neve» que separam a Índia do Tibete, o padre António de Andrade chega a Tsaparang, a capital do reino tibetano de Guge. Andrade foi o primeiro ocidental a visitar o Tecto do Mundo. Outros pioneiros se seguiriam, optando por diferentes rotas que os levariam aos não menos misteriosos reinos do Ladakh, Sikkim, Nepal e Butão. Ao longo de quatro episódios poderemos seguir, passo a passo, a longa jornada de Joaquim Magalhães de Castro, que se inicia em Macau e termina em Agra, a cidade do Taj Mahal.

Próximos episódios, aos Domingos, na RTP2, pelas 19H30:

27 de Novembro
4 de Dezembro
11 de Dezembro

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.