As celebrações do Domingo de Passos na “mui nobre villa de Álvaro”, outrora sede de concelho e hoje uma das mais notáveis Aldeias do Xisto, tendo ganho o estatuto próprio de aldeia branca, estão a motivar a ida de muitos visitantes àquela aldeia, no próximo dia 1 de abril. Marcada para as 17 horas, a Procissão dos Passos será o ponto alto de um dia marcado por seculares tradições enraizadas na mais pura alma beirã, comprovando a grande devoção dos populares por esta vivência quaresmal.
Recorde-se ainda que na villa existem 7 capelas, sendo a Capela da Misericórdia a “joia da coroa”, com mais de 400 anos de história. É neste templo, anexo à sua capela-mor, que se situa a capela do Senhor dos Passos, com uma belíssima imagem que sai em procissão.
Coincidindo com a realização do IV Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, que se realiza durante aquele fim-de-semana e o seguinte em oito restaurantes do concelho, esta será uma escolha acertada para uma estadia em pleno, bem no coração do território do xisto. Aproveite e percorra os percursos pedestres sinalizados que partem da aldeia de Álvaro.