Pelo segundo ano consecutivo, a Feira do Pinhal teve a chancela de Eco Evento Valnor, assumindo os compromissos da gestão adequada de resíduos e da redução do impacto ambiental. Em 2019, esse compromisso converteu-se na recolha de perto de uma tonelada de recicláveis, entregues à Valnor que fez a doação simbólica de 106,14€ representativa dos resíduos recolhidos, valor que se destina habitualmente ao organizador do evento e do qual o Município prescindiu a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.
A entrega deste cheque aconteceu no passado dia 20, no Salão Nobre do Município, onde o Vice-Presidente da CMO, Victor Antunes e o Vereador Paulo Urbano, receberam Nuno Heitor, Administrador Delegado Valnor, António Lopes, Coordenador Unidade Produção Valnor e Sandra Pedrogam, Comunicação e Sensibilização Ambiental Valnor, assim como o Comandante da AHBVO, Luís Antunes e o Presidente da Direção desta Associação, Albino Caldeira.
Ainda nesta edição da Feira do Pinhal, o Município elevou a fasquia com a implementação do Eco Copo. A venda destes copos reutilizáveis, foi assumida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros (AHBVO), que recebeu a totalidade da receita gerada, no valor de 3.747,00€.
O compromisso do Município passou também pela distribuição aos expositores de um kit de três sacos para reciclagem de papel, plástico/metal e recolha de “lixo doméstico”, que facilitou as funções da equipa de recolha de lixo e diminuiu a pegada ecológica deste evento. Para o mesmo efeito, contribuíram os ecopontos distribuídos pelo recinto assim como o trabalho de sensibilização feito pelo departamento de Ambiente do Município em parceria com a Valnor, também presentes no evento.
O programa Eco Evento tem como principal objetivo informar, cada vez mais, um maior número de pessoas para a necessidade de adoção de comportamentos que promovam a prevenção e redução da quantidades de resíduos produzidos, a separação das embalagens, a recolha seletiva e encaminhamento dos resíduos, produzidos nos eventos, para reciclagem. Pretende-se associar o êxito dos eventos a uma maior consciencialização para a reciclagem aferindo as quantidades recebidas e recicladas e fortalecendo a credibilidade das estruturas que se associam a este programa.