No dia 11 de dezembro, realizou-se no auditório da Casa da Cultura, um workshop sobre compostagem doméstica, destinado aos participantes elegíveis da candidatura ao programa RecolhaBio, tendo sido posteriormente distribuídos os primeiros compostores domésticos.
Recorde-se que se trata de um projeto piloto destinado a dar apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos. As ações estão a ser desenvolvidas pelo município de Oleiros com a cooperação da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e do Fundo Ambiental. Nesta primeira fase o projeto envolve a participação de 50 famílias na realização de compostagem doméstica.
Com o mote, “Aqui as sobras não são lixo! São Bioresíduos e alimentam o compostor” pretende-se promover uma reciclagem mais efetiva, contribuir para a redução de deposição dos biorresíduos em aterro, e estimular a economia circular.
A partir de 31 de dezembro de 2023, em cumprimento de diretivas da União Europeia, todos os biorresíduos são obrigatoriamente separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente, em todo o território nacional.