Embaixadores da América Latina conheceram cultura, economia e oportunidades oleirenses

1559751665IMG_0229

Nos passados dias 2 e 3 de junho, Oleiros recebeu a visita dos embaixadores de seis países da América Latina.

Numa iniciativa do Município em parceria com o Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL) – representado pelo Presidente, Dr. Paulo Neves e Secretário Geral, Dr. Filipe Domingues – foi possível reunir no concelho a Embaixadora do Uruguai, Brigida Scaffo; a Chefe de Missão Adjunta da Embaixada Peru, Carla Navarro; a Embaixadora de Cuba, Mercedes Martínez; a Embaixadora do Paraguai, María José Argaña; o Embaixador do Chile, Pedro Pablo Díaz; e o Conselheiro da Embaixada da Argentina, Rodolfo Lucero.

O primeiro dia foi dedicado à visita cultural, passando por alguns dos pontos mais característicos do concelho, com o acompanhamento técnico da Geóloga da Naturtejo, Joana Rodrigues.

Esta visita permitiu ainda dar a conhecer, artesãos, tradições, música tradicional, produtos endógenos, gastronomia e naturalmente as gentes da nossa terra.

No segundo dia, o Fórum Empresarial permitiu a apresentação destas seis economias aos empresários oleirenses, deixando em aberto a hipótese de conexão e de alianças bilaterais.

Estabelecidos os contactos com os representantes das Embaixadas, ficou à disposição dos presentes todo o apoio especializado na internacionalização das suas empresas e a possibilidade de visitar estes países da América Latina, no sentido de identificar parceiros, clientes, fornecedores, distribuidores, bem como contactos institucionais relevantes.

Além dos empresários oleirenses, foram ainda convidados a marcar presença neste Fórum, os Presidentes de Junta de Freguesia e as instituições bancárias do concelho.

Na audiência formal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Dr. Paulo Neves, Presidente do IPDAL, começou por destacar que “estamos encantados com este sítio fantástico, mas o melhor de tudo são as pessoas”.

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Dr. Fernando Jorge, apresentou os programas de apoio à natalidade, à educação, ao luto, à terceira idade, à habitação, entre muitos outros benefícios dos habitantes oleirenses.

Em resposta, o Presidente do IPDAL demonstrou a admiração por conhecer neste “país real” – como o denominou – um programa de ação social tão completo, elogiando o trabalho fantástico dos autarcas portugueses.

Por fim, Brigida Scaffo, Embaixadora do Uruguai agradeceu a receção calorosa e a autenticidade deste povo. Para a Embaixadora, “Oleiros tem muita riqueza e muitos motivos para se orgulhar.

Esta foi apenas a primeira etapa, e estou certa de que vamos voltar”.

Seguiu-se o almoço oficial empresarial com discussão de ideias, e onde foi possível “travar conhecimentos” entre os embaixadores e os empresários.

A finalizar o dia, a comitiva visitou as instalações dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, que foram fortemente elogiados pelos embaixadores pelos seu atos heroicos.

Houve ainda tempo para uma breve visita às instalações da Pirotecnia Oleirense, encerrando dois dias que tiveram como objetivo, promover e reforçar laços institucionais, económicos e culturais que unem Portugal a uma das regiões do mundo em maior crescimento.