Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Empreendedorismo

Apoio ao Investidor

O Gabinete de Apoio ao Investidor presta esclarecimentos sobre as medidas de apoio/incentivo disponíveis para cada área e intenção de investimento.

Assim, consoante as medidas e a sua adequação à área pretendida em cada caso específico, é dado apoio na elaboração e submissão de candidaturas.

Este Gabinete está localizado no rés-do-chão do edifício da Câmara Municipal de Oleiros.

Funciona nos dias úteis.

Entre as 9h e as 12h30 e entre as 14h e as 17h30.

Sectores

Industrial
Comercial
Agrícola
Florestal
Turismo
Outros Serviços

Formas de Apoio – Financeiro e Institucional

Incentivo à fixação de empresas em zona industrial
Isenção de taxas municipais
criação do próprio emprego
arrendamento comercial

Fundo Municipal de Apoio ao Empreendedorismo

Objetivos

  •  Criação de Emprego.
  •  Reforço à coesão económica e social das regiões menos desenvolvidas.
  • Competitividade e crescimento económico.
  • Motor de inovação.
  • Fixação e criação de novas empresas e jovens empreendedores no concelho.

Âmbito de aplicação

Iniciativas empresariais privadas que visem a instalação, remodelação, ampliação ou relocalização no Município de Oleiros, desenvolvidas por sociedades comerciais, sob qualquer forma jurídica, ou por empresários em nome individual.

Poderão ser apoiadas as iniciativas que, designadamente:

a) Sejam relevantes para o desenvolvimento sustentável do Município;
b) Estimulem a economia do Município;
c) Contribuam para a diversificação do tecido empresarial local;
d) Contribuam para o reordenamento industrial do Município;
e) Criem novos postos de trabalho;
f) Sejam inovadoras.

Só poderão candidatar-se as sociedades comerciais ou os empresários em nome individual que, cumulativamente, preencham os seguintes requisitos, à data da apresentação da candidatura:

  • Desenvolvam iniciativas empresariais de caráter industrial, comercial ou de serviços;
  • Se encontrem legalmente constituídas ou em fase de constituição;
  • Cumpram as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade, nomeadamente em matéria de licenciamento;
  • Tenham a sua situação regularizada relativamente a contribuições para a Segurança Social;
  • Tenham a sua situação regularizada relativamente a dívidas por impostos ao Estado;
  • Tenham a sua situação regularizada relativamente a dívidas por impostos ou de qualquer outra natureza ao Município de Oleiros;
  • Não se encontrem em estado de insolvência, de liquidação ou de cessação de atividade, nem tenham o respetivo processo pendente.

1 — O pedido de apoio é formalizado através do preenchimento de Requerimento;

2 — As candidaturas podem ser apresentadas a qualquer altura;

3 — O formulário de candidatura pode ser entregue presencialmente, remetido via postal ou e-mail;

4 — Devem ser anexados todos os documentos obrigatórios e necessários à instrução do pedido e todos os elementos adicionais considerados pertinentes para análise do pedido de apoio;

5 — Todos os documentos exigidos pelo Município de Oleiros, devem ser entregues de forma expedita, no prazo máximo de quinze dias.

  • Consistência do projeto;
  • Inovação, valia tecnológica, valor do investimento, ramo de atividade, ligação com outras empresas do Concelho, localização da Sede Social, diversificação do tecido empresarial local;
  • Adequação às exigências de preservação e valorização ambiental;
  • Contributo para o desenvolvimento económico e social do concelho e para a criação de postos de trabalho e empregos qualificados;

· Quantificação de acordo com a pontuação constante em Anexo da Proposta n.º 10/2020, sendo apenas aprovados e concedidos os investimentos que reúnam pontuação superior a 40 pontos

Boletim Extraordinário Covid-19

Programa ADAPTAR – ficha síntese :

O Município de Oleiros conta com o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Oleiros.

O serviço funciona em permanência nas instalações da Câmara Municipal de Oleiros e pretende ser uma ponte entre o Centro de Emprego da Sertã, ajudando os desempregados na resolução dos seus problemas e apoiando jovens na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Os serviços disponibilizados pelo GIP de Oleiros compreendem a informação profissional para jovens e adultos desempregados; apoio na procura ativa de emprego; acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de (re)inserção profissional; captação de ofertas de emprego junto das entidades empregadoras; divulgação e encaminhamento para as mesmas; divulgação dos programas comunitários que promovem a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu; motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado que facilitem a inserção no mercado de trabalho; entre outras atividades necessárias para satisfazer as necessidades do público-alvo.

O GIP de Oleiros fornece, ainda, informação sobre as medidas de emprego e as modalidades de formação profissional.

contactos

Para ter acesso a todos estes serviços, os interessados podem inscrever-se na base de dados do GIP de Oleiros pessoalmente, por contacto telefónico (272 680 130) ou via e-mail gip@cm-oleiros.pt.

Este Gabinete encontra-se a funcionar de Segunda a Sexta-feira, no horário normal de funcionamento dos serviços camarários.

Fotos Zona Industrial de Açude Pinto e de Alverca

A nível de infraestruturas, esta zona industrial contempla as seguintes infraestruturas:

– Rede viária;
– Rede de abastecimento de água;
– Rede de drenagem de águas residuais;
– Estação de tratamento de águas residuais (ETAR);
– Rede de drenagem de águas pluviais;
– Rede de energia elétrica (AT e BT);
– Rede de abastecimento de gás;
– Rede de telecomunicações;
– Bombagem dos efluentes para a atual ETAR;
– Sistema de recolha de resíduos sólidos.

A zona industrial de Oleiros localiza-se no Açude Pinto e em Alverca, com o intuito de incentivar e conceder às pequenas e médias empresas industriais todas as condições para o sucesso e rentabilidade.

Tendo a zona de Alverca uma área total de terreno de 41.301,95 m2 e a do Açude Pinto com uma área total de lotes de 69.507,00 m2.

O Plano de Pormenor da Zona Industrial de Oleiros encontra-se definido em Diário da República – I série B, na Portaria n.º 838/98 de 1 de outubro.

 

A autarquia concebe um vasto conjunto de facilidades e incentivos a todos os potenciais investidores ou empresários, tais como cedência de lotes a um preço simbólico.

Atualmente encontram-se atribuídos 14 lotes a empresas com diversas atividades, tais como transformação de alumínios e ferro, panificação, fábrica de bonecos de peluche, fábrica de tubos flexíveis e rígidos, serração, mármores, empresa de transportes de mercadorias, briquetes de lenha e pneus.

Publicações Recentes
Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.