A zona envolvente ao edifício da Câmara de Oleiros vai ser totalmente requalificada. Numa primeira fase, a intervenção inclui os espaços situados em frente e atrás do edifício, seguindo-se depois o jardim público. De acordo com o projecto, “a área em questão encontra-se actualmente muito ampla e despida em termos de materialidade, não ajudando no destaque no edifício da Câmara Municipal. Pretende-se assim dotar o espaço em questão de uma componente mais urbana”. A requalificação incluirá “espaços de estar com sombras de árvores, um espelho de água que ajuda no enquadramento do edificado e um jogo de água na parte anexa à via principal, criando um ritmo a quem passa de carro ou a pé, não esquecendo o enquadramento com o alçado frontal da Câmara”.
O edifício da autarquia surgirá destacado “demarcando a sua base com canteiros de arbustos e flores, colorindo o espaço e ao mesmo tempo com jogos de materiais levar o olhar para o edifício através de linhas no pavimento”.
As traseiras da autarquia também vão ser melhoradas, “através da implantação de novos canteiros com arbustos, relva e flores, dando mais vida ao espaço e ao mesmo tempo, alguma verticalidade através de árvores novas. A requalificação do estacionamento e de novos acessos à rua superior, permitirá assim uma maior mobilidade em torno daquele espaço. Outra das particularidades do projecto, diz respeito à colocação de acessos para cidadãos com mobilidade reduzida, garantidos através de rampas, cumprindo a lei das acessibilidades e facilitando assim o acesso a todos os utentes e a quem queira usufruir daquele espaço público.