As Equipas Municipais de Intervenção Florestal (EMIF) do concelho de Oleiros, num total de 12 equipas, assim como a equipa de sapadores florestais, já se encontram no terreno, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). Estas correspondem às juntas de freguesias do concelho e são constituídas por dois elementos, os quais utilizam os seus próprios kits de intervenção.
As EMIF receberam formação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, teórica e prática, onde tiveram também contacto com toda a operacionalidade dos kits das Juntas de Freguesia participantes. A formação incidiu sobre questões de segurança em incêndios florestais e comportamento do fogo e culminou com uma visita ao CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro), em Castelo Branco.
Estas equipas estão operacionais de 1 de julho a 30 de setembro, sendo distribuídas, de uma forma coordenada entre si, por seis pontos estratégicos, de modo a abranger de forma eficaz todo o território. Durante este período a sua intervenção prende-se com a Vigilância e a 1.ª Intervenção.