Estão em curso as obras de adaptação do primeiro andar do Mercado Municipal de Oleiros para criação do Espaço de Coworking, com as condições necessárias para que ali possam instalar-se empresas e profissionais independentes. Para estes, o Município vai disponibilizar gabinetes de trabalho, receção, escritórios, salas de reuniões, casas de banho, entre outras funcionalidades. O Espaço Coworking fomenta igualmente, no mesmo espaço, a troca de experiências e criação de uma rede de contatos.
As obras compreendem a reparação da cobertura do edifício e instalação de uma escadaria exterior por razões de segurança. Recorde-se que no primeiro piso do Mercado de Oleiros existem lojas, que se destinam ao artesanato, equipamento social, agricultura e equipamento social. Este espaço, disponibilizado pela autarquia, vai estar devidamente equipado com computadores, impressoras e acesso à internet, sendo divididos em áreas de diferentes tipologias, de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação”, refere Miguel Marques, Vice-presidente da Câmara Municipal de Oleiros.
A criação de espaços de coworking tem vindo a multiplicar-se no país, por trazer muitas vantagens para quem precisa de um escritório, mas não tem capacidade financeira para arrendar um em nome próprio. Com a abertura desta estrutura em Oleiros, prevista para 2023, o Concelho passa a integrar a Rede “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”.