No âmbito da certificação da marca Geopark Naturtejo da Meseta Meridional sob os auspícios da UNESCO, o concelho de Oleiros foi visitado por dois especialistas daquela Organização, Sara Gentilini, italiana (coordenadora do Magma Global Geopark Centre, Noruega) e Henning Zellner (coordenador do Geopark Hartz, na Alemanha).
Este é um processo que ocorre a cada quatro anos e que pretende verificar se o plano de desenvolvimento do Geopark está a ser aplicado em conformidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do território em que se insere.
No caso de um parecer favorável, este permite a revalidação da marca por mais quatro anos.
Recorde-se que esta é a terceira vez que o território é avaliado no âmbito da referida certificação internacional, tendo as primeiras ocorrido em 2011 e 2015.
Tal como nas visitas anteriores, os especialistas percorreram alguns pontos de interesse do concelho de Oleiros, tendo tomado contacto com os novos projetos e produtos que surgiram desde a última revalidação.
O Trilho Internacional dos Apalaches, o aumento significativo do número de turistas e de unidades de alojamento existentes no território ou a promoção dos produtos endógenos, foram só alguns dos aspetos valorizados.
No final, a dupla de avaliadores manifestou o seu agrado com todo o trabalho efetuado, realçando a boa cooperação existente entre os vários agentes envolvidos. Uma vez mais, Oleiros marcou de forma positiva a sua presença e o território saiu a ganhar.