Especialistas da UNESCO visitam Oleiros

1438249893UNESCO

No âmbito da revalidação do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, o concelho de Oleiros foi visitado por dois especialistas da UNESCO, Dr. Zhao Zhizhong (coordenador da Rede Chinesa de Geoparques) e o Dr. Charalampos Fassoulas (coordenador do Fórum de Geoparques da Grécia). Este é um processo que ocorre a cada quatro anos e que pretende verificar se o plano de desenvolvimento do Geopark está a ser aplicado em conformidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do território em que se insere. No caso de um parecer favorável, este permite a revalidação da marca sob os auspícios da UNESCO por mais quatro anos.

Recorde-se que esta é a segunda vez que o território é avaliado no âmbito da revalidação desta certificação internacional, tendo a primeira ocorrido em 2011, com a visita de dois técnicos de nacionalidade alemã e espanhola. Tal como há quatro anos, os especialistas percorreram alguns pontos de interesse do concelho de Oleiros, tendo tomado contacto com os novos projetos e produtos que surgiram desde então. O Trilho Internacional dos Apalaches, a Rota das Montanhas, o aumento significativo do número de turistas e de unidades de alojamento existentes no território, a aposta na sinalética ou a promoção dos produtos locais, foram só alguns dos aspetos valorizados.

No final, a dupla de avaliadores manifestou o seu agrado com todo o trabalho efetuado, realçando a boa cooperação existente entre os vários agentes envolvidos. Uma vez mais, Oleiros marcou de forma positiva a sua presença e o território saiu a ganhar.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.