Os Cascais Crusaders sagraram-se campeões nacionais da Liga Portuguesa de Futebol Americano, esta tarde, em Oleiros.
As bancadas do Estádio Municipal de Oleiros encheram-se de adeptos, familiares dos atletas e muitas dezenas de pessoas que viram pela primeira vez ao vivo uma prova de jogo de futebol americano, neste caso, a final do Campeonato Nacional de Futebol Americano, que juntou as equipas dos Cascais Crusaders e dos Lisboa Devils.
“Estamos muito satisfeitos com o acolhimento e com as condições do campo. Alguns jogadores já o conheciam por aqui terem feito estágios”, declarou Gonçalo Arlindo, representante da Federação Portuguesa de Futebol Americano (FPFA). “Espetacular, fomos muito bem recebidos e não afastamos a hipótese de regressar”, completou, indicando que a final juntou meia centena de pessoas, entre jogadores e equipas técnicas, às quais se juntaram dezenas de adeptos e familiares.
O Município assegurou as condições técnicas e de segurança para que a prova pudesse decorrer no Estádio Municipal de Oleiros. No exterior, funcionou uma zona de restauração e de venda de bebidas. “Agora mais do que nunca, por via da transferência de competências na área da Educação da Administração Central para a Câmara Municipal de Oleiros, ganhámos mais autonomia para avançar para algumas ações que consideramos urgentes, como a realização de obras, logo que possível, na Residência de Estudantes, de modo a que outras equipas possam vir estagiar a Oleiros nas infraestruturas desportivas aqui existentes, seja nas piscinas, campo de futebol e de ténis ou no parque de lazer” indicou o Vereador do Município, Paulo Urbano, que, de forma simbólica e a convite da equipa de arbitragem, lançou a moeda ao ar para a atribuição do lado do campo às equipas.
Pela primeira vez, a equipa de Cascais ganhou a taça que estava nas mãos da equipa adversária desde 2019 (não se realizou a competição no últimos dois anos, devido à pandemia). No final do jogo os festejos tiveram assim um sabor especial para os adeptos que invadiram o campo para saudar os jogadores.