No próximo dia 26 de outubro (sábado), o ciclo do linho será recriado no Estreito.
A iniciativa dará destaque à Rota do Linho, a qual foi implementada no ano passado, ligando as freguesias de Estreito-Vilar Barroco e Orvalho em torno desta temática.
Este ano a recriação etnográfica do ciclo do linho será apresentada no Estreito, pelo Rancho Folclórico de Aranhas, numa muito interessante atuação que está prevista para as 11:00h, em frente à Igreja Matriz.
Os Teares do Estreito irão também beneficiar de novas formas de interpretação deste ciclo, reforçando o seu caráter de centro interpretativo, enriquecido no ano passado com as fotografias de Alberto Ladeira e o álbum de aguarelas de Augusto de Matos.
Desta forma, consolida-se um promissor itinerário temático que pretende ligar as duas freguesias envolvidas.
A jornada tem início com um passeio pedestre interativo, contempla ainda uma recriação histórica e culminará com um almoço, numa experiência que pretende demonstrar a cultura, a história e os costumes do território de uma forma contemplativa e interativa.
Esta iniciativa integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, na categoria de Rota de Visitas Guiadas e Encenadas, sendo promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, com cofinanciamento pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.
Os interessados em participar nesta jornada deverão inscrever-se até ao dia 18 de outubro na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).