Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

“Voltar aos passos que foram dados” – Exposição de evocação a José Saramago

12 Novembro . /. 16:00 - 4 Dezembro . /. 18:00

Cartaz_Exposição_Saramago

Vai estar patente de 12 de novembro a 4 de dezembro, na Galeria Municipal das Devesas Altas, em Oleiros, a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, integrada nas comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago, que se assinala a 16 de novembro. A mostra que conta com o apoio da Fundação José Saramago foi concebida em função do trajeto pessoal e literário no nobel português. Trata-se de uma “viagem” orientada para a leitura e releitura de Saramago. Conforme é sugerido numa passagem da obra Viagem a Portugal, “é preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.

Recorde-se que entre outubro de 1979 e julho de 1980, Saramago percorreu o país de lés-a-lés a convite do Círculo de Leitores, que comemorava o décimo aniversário da sua implantação em Portugal. Nesse périplo pelo país, misto de crónica, narrativa e recordações, o autor passou pelo concelho de Oleiros e a este propósito escreveu: “O viajante preferiu meter-se pelas alturas do Moradal e da serra Vermelha, onde tinham combinado encontro todas as nuvens e chuvas desta inconstante Primavera (…) como pode ser tão grande tão pequeno país”.

Cartaz_Exposição_Saramago

12 Novembro . /. 16:00
Fim:
4 Dezembro . /. 18:00
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
,

CMO

Edifício Multiusos do Parque das Devesas Altas
Município de Oleiros
Oleiros, Castelo Branco 6160-001 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:

Para mais informações contacte o Posto de Turismo 272 107 339.

Preferências de Navegação