Exposição de Artesanato em Madeira inaugurada no Posto de Turismo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Foi inaugurada no passado dia 4 de Julho, no Posto de Turismo de Oleiros, a exposição “Artesanato em Madeira” da autoria de Mário Antunes, residente em Oleiros. A exposição vai estar patente naquela infra-estrutura até ao dia 30 de Julho e em plena celebração do Ano Internacional das Florestas, que se comemora em 2011, o Município de Oleiros vê nesta iniciativa mais uma forma de apelar à valorização da Floresta, ao mesmo tempo que se promove o capital artístico concelhio. Com 80 anos de idade, o artesão cria peças utilitárias em madeira, as quais derivam de diferentes espécies de árvores, oriundas de vários continentes, privilegiando, através da sua criatividade e imaginação, não só do meio natural onde vive, mas também outros locais.

Pinho e oliveira estão entre as matérias-primas mais usadas, mas de entre as peças expostas destaca-se uma colecção de 24 pratos com o mesmo formato, embora cada um seja de uma espécie diferente de madeira. Esta colecção tem a particularidade de permitir ao visitante observar ao vivo as diferenças entre as várias madeiras. Na mostra há ainda relógios e molduras, os quais resultam da combinação de diferentes tonalidades, assim como pratos com encaixes a duas cores. O leque de peças é variado, incluindo loiças e fruteiras, bancos e cadeiras, medidas de alqueire antigamente usadas para cereais, jarras ou mealheiros. “Procuro que as peças tenham sempre alguma utilidade”, explica o artesão oleirense.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.