Scroll Top

Exposição de azulejo alicatado no Hotel Santa Margarida

1391695809Azulejo_alicatado

Depois de ter exposto no Posto Turismo de Oleiros, em agosto de 2009, José Freire volta a Oleiros com a exposição de azulejo alicatado “Outra Arte”, patente a partir do dia 25 de janeiro no Hotel Santa Margarida. Esta forma de trabalhar o azulejo com alicate foi desenvolvida e implementada pelos Mouros na Península Ibérica e esteve em voga durante os séculos XVI e XVII. A irreverente disciplina de azulejaria, trabalhado com minúcia e que na sua essência é bastante semelhante ao trabalho com mosaicos, era aplicada em painéis, pavimentos e tectos de palácios, assim como em murais de igrejas, conventos e outros locais nobres.

Apesar de há muito se ter deixado de utilizar esta técnica, o autor, com a utilização dos variados tipos de ferramentas atualmente existentes, tendo como matéria-prima o azulejo e sem recorrer à utilização de quaisquer tintas, está empenhado em recriar e divulgar esta sua genuína forma de esculpir o azulejo, procurando ir ao encontro de outra arte.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.