Está patente em Oleiros, até ao dia 30 de abril, a exposição de pintura “Cantos e Recantos da Cor”, da autoria de José de Paula. Os 22 óleos que compõem esta mostra, relevando diferentes técnicas, podem ser apreciados no Posto de Turismo Municipal e evidenciam o talento do maior especialista em Realismo Mágico em Portugal. Esta é uma corrente artística que deriva da escola literária com o mesmo nome, tendo surgido no séc. XX na América Latina e expandindo-se na Europa, principalmente em Espanha. Este movimento que se traduz num certo onirismo de forma realista, é evidente em romancistas sul-americanos como Gabriel García Márquez, Laura Esquivel ou Isabel Allende.
Apesar de aparentemente desatento à realidade, o realismo mágico compartilha algumas características com o realismo épico, como a intenção de dar verossimilhança interna ao fantástico e ao irreal, diferenciando-se assim da atitude niilista assumida originalmente pelas vanguardas do início do século passado, como o surrealismo. Numa altura em que a América do Sul assume grande protagonismo, com a eleição do 1.º papa sul-americano, Oleiros exibe uma exposição de pintura diferenciadora, onde o autor exibe várias correntes e técnicas, possibilitando a quem a visita o contacto com este interessante movimento artístico originário daquela região do globo.
Recorde-se que José de Paula para além de escultor e autor da estátua de homenagem ao Padre António de Andrade, situada em frente aos Paços do Concelho de Oleiros, é considerado um dos 25 melhores pintores portugueses, tendo exposto com outros nomes de relevo da cena artística nacional como Júlio Pomar, Paula Rego ou Graça Morais.