Na sequência do sucesso verificado, a exposição “Memórias do Ultramar”, promovida pela Junta de Freguesia de Oleiros, vai alargar o seu prazo de exibição até ao dia 15 de agosto. Patente no edifício daquela autarquia, a mostra contém painéis com imagens cedidas por vários ex-combatentes da freguesia de Oleiros, as quais foram devidamente tratadas por Alberto Ladeira, da Foto Disco.
Recorde-se que a cerimónia de abertura teve lugar no passado dia 15 de julho, onde um painel constituído pelo presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santos Marques, o presidente da Junta de Freguesia local, Alfredo Martins, o presidente da direção do núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes e o Tenente Coronel Pires Nunes, recordou os tempos da Guerra do Ultramar, no período entre 1961 e 1975. Os presentes deslocaram-se depois ao cemitério de Oleiros, onde foi descerrada uma placa de homenagem “aos naturais do concelho caídos em defesa da pátria”.
Segundo as palavras de José Santos Marques, “esta é uma homenagem que há muito pretendia realizar…a realidade da Guerra do Ultramar moldou a vida de muitas pessoas, numa altura em que a importância de valores como o mérito, a lealdade, a honra, a família e a pátria; deveria servir de exemplo e ser transmitida às gerações mais novas”.