Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura contou com 50 alunos

1544007411_MG_0047

No dia 28 de novembro, o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade realizou a 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura – fase de escola.

Participaram cerca de 50 alunos dos vários níveis de ensino, desde o 3.º ano até ao 12.º ano.

A atividade foi preparada com a colaboração da Biblioteca Municipal de Oleiros, cedendo o espaço para o efeito e oferecendo um lanche a todos os participantes.

Os alunos inscritos leram uma obra previamente selecionada e no dia responderam a um questionário sobre a obra.

O 1.º ciclo leu o conto “A Princesa e a ervilha” de Hans Christian Andersen, o 2.º ciclo leu “A Viúva e o Papagaio” de Virginia Woolf, o 3.º ciclo leu “O Conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago, e o ensino secundário dois contos da obra “Contos completos” de Gabriel García Márquez.

Os quatro melhores classificados da prova escrita passaram à prova oral, onde tinham de apresentar a obra lida e realizar a leitura expressiva de um poema.

Foram selecionados dois alunos por nível de ensino para representar o nosso Agrupamento na fase intermunicipal: 1.º ciclo ( Inês Mafalda Lourenço – 3.º ano; Matilde Ribeiro – 4.º ano ); 2.º ciclo (Mariana Fernandes – 5.ºA; Pedro Raimundo Espinho – 6.ºA); 3.º ciclo (Mariana Antunes – 7.ºB; Beatriz Ferreira – 9.ºA); Ensino Secundário (Maria Daniela Mendes – 11.ºA; Inês Ferreira – 12.ºA).

Recorde-se que a Biblioteca de Oleiros acolheu em maio deste ano a fase intermunicipal da 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) destinada aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Inserida no Plano Nacional de Leitura Ler +, esta iniciativa é promovida pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), contando com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE).