Feira do Pinhal apostou na Qualidade e Inovação

A décima edição da Feira do Pinhal ficou marcada, uma vez mais, por um enorme sucesso, coroado pela presença de milhares de visitantes que acorreram a Oleiros durante aqueles dias. Este certame continua a superar-se e revelou-se um hino à cultura e tradição concelhias. A Feira tem vindo a aumentar a sua qualidade e o grande destaque foi para a mobilização dos Oleirenses que demonstraram todo o seu dinamismo, capacidade e saber-fazer. Inovadores espectáculos, mostras musicais, artesãos a laborar ao vivo e representações das Juntas de Freguesia e colectividades que aproveitaram para divulgar as suas tradições e património, foram só o mote para uma visita à Feira.

Na inauguração do certame esteve Pedro Machado, presidente Região de Turismo do Centro. Nesta cerimónia, o Presidente da Câmara, José Marques, anunciou que a aposta no turismo tem sido elevada, estando agora em fase de consolidação. A construção de obras como o parque de campismo, a futura Estalagem de Santa Margarida, a aquisição de ancoradouro para barcos no rio Zêzere, a existência de reputadas praias fluviais, piscinas municipais, património geológico e Aldeias do Xisto, foram só alguns dos aspectos relembrados.

O autarca referiu ainda que Oleiros se assume com destino turístico de excelência, oferendo produtos diferenciados de qualidade que valorizam os recursos da região. “A estratégia de desenvolvimento deste sector no concelho de Oleiros tem alguns anos e compreende a melhoria dos serviços prestados e o incremento da qualidade de vida dos oleirenses em geral. É fundamental para nós atrair e fixar população. Devemos isso aos jovens que querem apostar no nosso concelho”.

Depois da aposta no património no ano passado, a edição deste ano privilegiou o tema da inovação. Fazendo um balanço destes dez anos de Feira, o autarca realçou a sua evolução no que se refere à qualidade de oferta. O certame tem tido a preocupação de se actualizar e inovar, atraindo e fidelizando expositores e visitantes. Este ano estiveram presentes 50 novos expositores, oriundos de vários pontos do país, tendo ficado 20 em lista de espera.

O presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado, realçou a importância do certame, realçando a mobilização dos agentes presentes. Ao presidente José Marques afirmou que desta forma está a “acompanhar aquilo que são hoje as novas tendências do desenvolvimento económico, o qual queremos que seja sustentado para garantir o bem-estar das nossas populações”.