Feira do Pinhal apresentada à Imprensa

1468254102IMG_3499

Realizou-se na passada sexta-feira, nos Paços do Concelho, a conferência de imprensa de apresentação da XVI Feira do Pinhal. Na presença do Executivo foi apresentado aquele que é o maior evento do ano e que se realiza de 10 a 14 de agosto.

Em discurso, o vereador da Cultura, Paulo Urbano, frisou que a floresta volta a ser a marca dominante do evento, assumindo que esta é uma das maiores prioridades do executivo.

A sessão solene de inauguração será no dia 10 de agosto, pelas 18horas, sendo que a abertura oficial está programada para as 18H30 com a atuação do grupo de bombos “Zés Pereiras”, do Centro Franco-Português de Saint-Doulchard, cidade francesa com a qual o nosso Município está geminado e onde reside uma grande comunidade de Oleirenses.

Como habitual, integrado no programa da Feira irá acontecer um colóquio, este ano sobre caprinocultura, focando-se sobre a sua importância cultural, económica e turística. Este terá lugar no dia 11 de agosto, pelas 17 horas, no auditório da Casa da Cultura.

O palco destinado à Mostra Musical muda este ano de local, de forma a proporcionar um espaço mais amplo.

Neste palco vão passar nomes como: Grupo de Danças e Cantares do GAIO, Abílio Alves, Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, Sociedade Filarmónica Oleirense, Ranchos Folclóricos da Casa do Benfica de Genève (Suíça) e “Flores do Lima”, do Centro Franco-Português de Saint Doulchard.

A animação de rua ganha mais dinâmica com as atuações de “Fila Harmónica, a Banda” (sexta-feira), “Toc & Rodão” (sábado), e “Miss Easy, no trio pedalo” (domingo).

Estão reservadas ainda algumas surpresas que vão certamente enriquecer a visita de quem passar pela Feira do Pinhal. No sábado, 13 de agosto, pelas 15H30 haverá ainda um workshop de dança: “Dance Project Tour”.

O cartaz da Feira é sempre aguardado com muita expectativa devido à presença de artistas de renome nacional. Nesta edição o Palco Principal da Feira conta com AGIR e Tiago Silva (dia 10); e  Carolina Deslandes, Grupo “Sons do Minho” e Miguel Agostinho (dia 11).

Uma aposta de referência são também os espetáculos multimédia a cargo da Luso Pirotecnia. Assim, no dia 12 de agosto, acontece em frente à Câmara Municipal, o espetáculo “Bells”, com a participação do maestro Paulo Neto e Nuno Caldeira.

Como já tem acontecido em edições anteriores, este espetáculo será uma estreia absoluta a nível nacional e será composto pelo maior carrilhão itinerante do mundo, um vibrafone e um gamelão.

Ainda na sexta-feira segue-se a Festa da Dança, no recinto de Festas de Santa Margarida, a cargo da dupla Deejay Kamala e Dj André Henriques e do Dj Shark.

A Feira do Pinhal encerra no dia 14 (domingo) às 00H00. Nessa noite acontece ainda o espetáculo piromusical a cargo da Pirotecnia Oleirense “Um pouco mais de brilho”, para visionar no recinto de Festas de Sta. Margarida.

Apesar de a Feira terminar no domingo, na segunda-feira ainda é dia de festa, com a celebração do Dia do Concelho que começa às 12 horas com o habitual Içar da Bandeira com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oleiros nos Paços do Concelho.

A entrega da Bandeira das Festas de Santa Margarida à futura comissão acontece pelas 19H30, seguida da atuação da artista Cuca Roseta pelas 23horas.

A festa continua noite dentro com os Karetus e o Dj Shark.

Deste modo, o Município volta a trazer às gentes de Oleiros e a todos os visitantes, um evento de excelência, com notoriedade consolidada que atrai anualmente milhares de pessoas ao concelho.

Conheça o cartaz aqui.