Com provas dadas não só no concelho mas também na região, a XVIII edição da Feira do Pinhal decorreu entre 8 e 12 de agosto num registo modesto e ainda assim com a firme marca de sucesso a que nos habituou.
O artesanato de qualidade, a gastronomia ímpar e os expositores variados não sofreram desinvestimento e mostraram mais uma vez ser uma componente forte do evento, representando por si só, motivo de visita.
A inauguração contou com a presença do Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João Freitas, que transmitiu uma mensagem de esperança aos afetados pelos incêndios neste concelho.
De várias formas se refletiu esta confiança no futuro, seja de forma simbólica, através das mensagens deixadas no stand do Município, seja de forma efetiva, com a doação de árvores. As mensagens foram escritas em folhas verdes e colocadas numa árvore ardida no passado mês de outubro, e serão enviadas aos afetados pelos incêndios, numa ação de envolvência com a comunidade.
Nesta edição surgiu também o Passaporte Cultural, que proporcionou a oportunidade de contacto entre o artesão e o público numa transmissão do saber-fazer, que ao concluir os “workshops” culminava na oferta de três árvores por pessoa, representadas no painel localizado no stand do Município.
Este painel, originalmente a preto e branco, e preenchido com as peças provenientes do Passaporte, ficou então com as cores verdes de outrora que o Município pretende repor com a plantação de todas estas árvores na encosta de Álvaro.
No outono, todos os participantes na iniciativa do Passaporte Cultural serão convidados a voltar a Oleiros e a plantar as suas árvores.
A preocupação ambiental foi uma constante, tendo sido o primeiro ano em que a Feira do Pinhal foi um eco-evento, em parceria com a VALNOR, sensibilizando e criando condições para a reciclagem.
Todos os resíduos recolhidos reverteram a favor da campanha de recolha em vigor feita pelos Bombeiros Voluntários de Oleiros, ajudando-os assim a atingir mais toneladas de lixo recolhido e por consequência, mais valor angariado para a aquisição de um desfibrilhador.
Pelo palco da Feira passaram artistas como FF (com o Orfeão de Castelo Branco), Rosinha, Bárbara Bandeira, Dj Ruben da Cruz e Dj Alex G (recinto de festas) entre outros.
Nesta edição foi criado o Palco Beira Baixa por onde passaram artistas locais, Ranchos, “Acordeão em Espetáculo” e a Sociedade Filarmónica Oleirense. O recinto da Feira do Pinhal é sempre uma caixa de surpresas, com bandas de animação de rua, personagens animadas e estátuas vivas com exibições de rara beleza e perfeição.
Sem nunca esquecer as tradições e a representação do concelho e das suas freguesias, este evento provou pela 18ª vez a força desta marca que faz mover a economia local a todos os níveis.