Depois de no ano passado se ter estreado como Eco Evento, assumindo os compromissos da gestão adequada de resíduos e da redução do impacto ambiental, a Feira do Pinhal prepara-se agora para abraçar um novo desafio com a implementação do Eco Copo.
A ação pretende sensibilizar a população para novos hábitos de consumo, indo de encontro à nova lei comunitária que proibirá a venda de produtos de plástico de utilização única (“descartáveis”) em toda a União Europeia a partir de 2021.
Assim, pelo recinto da Feira haverá pontos de venda de copos, assumida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros (AHBVO), instituição que receberá a totalidade da receita gerada.
Do mesmo modo, haverá pontos de lavagem de copos, de forma a permitir a reutilização dos mesmos.
Tal como no ano passado, haverá também pontos de reciclagem de resíduos.
Recorde-se que na edição anterior, nos 5 dias de duração da Feira foram enviados para reciclagem 100 quilos de papel/cartão e 700 quilos de embalagens de plástico/metal, cuja receita resultante reverteu a favor da AHBVO.
A classificação como Eco Evento é atribuída pela Valnor, que em parceria com o Município permite criar as condições ideais para a recolha de resíduos.
O compromisso e empenho de todos (expositores e visitantes) é determinante para fazer da Feira do Pinhal um evento sustentável.