Terminou ontem, dia 30, na freguesia de Mosteiro, os Fados no Largo. Este evento passou por quatro locais emblemáticos de quatro freguesias do concelho: Oleiros, Estreito, Orvalho e Mosteiro.
Durante os meses de julho e agosto, a Fado, Património Imaterial da Humanidade, andou pelo concelho interpretado pelo grupo Retalhos do Fado.
Os fadistas Ana Paula e Amílcar Ribeiro foram acompanhados por Hugo Ramos na Guitarra Portuguesa e por Rui Marques na Viola de Fado.
“À Beira Fado” é o CD de originais deste grupo que interpretou também Fados bem conhecidos do público.
No seguimento da lógica do Associativismo Ativo, procurou-se a envolvência de uma associação de cada freguesia nesta atividade. Assim, asseguraram o serviço de bar: a Associação de pais do AEPAA, o Grupo Desportivo Águias do Muradal, o Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho e o Grupo Maltez e Desportivo do Mosteiro.
Os Fados no Largo foram um sucesso com uma recetividade muito positiva, tendo juntado centenas de pessoas, em noites culturais e de convívio.
Para muitas pessoas, estas são oportunidades únicas de contactar com formas de arte e de cultura como é o caso do Fado.
Tem sido preocupação deste Município, proporcionar cultura gratuita aos munícipes, levando-a mesmo às suas freguesias e chegando o mais perto possível de todos.
Exemplo disso foi também o Cinema ao Ar Livre, que a exemplo do que aconteceu com os Fados no Largo, viajou pelo concelho fazendo chegar a cultura a todo o lado, neste caso o cinema português.
Pretende-se que, no próximo ano, esta digressão continue por mais freguesias do concelho, proporcionando momentos únicos e contrariando o isolamento cultural do Interior.