Integrada nas celebrações do Dia do Concelho, no próximo dia 15 de agosto vai ter lugar pelas 17 horas, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, a apresentação pública de um estudo da flora da serra do Muradal.
A investigação esteve a cargo das botânicas Doutora Sílvia Ribeiro e Doutora Fernanda Delgado e foi financiada pelo Município de Oleiros e pelas Juntas de Freguesia de Estreito – Vilar Barroco, Orvalho e Sarnadas de S. Simão.
Neste estudo que vem valorizar o património natural onde se enquadra o Trilho Internacional dos Apalaches português, as investigadoras recolheram dados e classificaram cerca de quatro dezenas de plantas arbustivas.
Merece especial destaque o azereiro (Prunus lusitanica subsp. lusitanica), espécie relíquia que se desenvolvia há cerca de 20 milhões de anos, neste mesmo território, em clima muito semelhante aos subtropicais.
Os artigos científicos integrarão o Boletim Cultural e Informativo — Cardo, n.º 8 —, um número monográfico relativo ao ano de 2016, financiado pelo Município de Oleiros e editado pela Associação Recreativa e Cultural dos Amigos da Cardosa (ARAC), o qual será lançado na ocasião.
A anteceder o estudo botânico, a obra inclui ainda uma introdução genérica ao território da serra do Muradal, escrita pelo editor.