Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Flora da Serra do Muradal apresentada em livro

1471007442muradal

Integrada nas celebrações do Dia do Concelho, no próximo dia 15 de agosto vai ter lugar pelas 17 horas, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, a apresentação pública de um estudo da flora da serra do Muradal.

A investigação esteve a cargo das botânicas Doutora Sílvia Ribeiro e Doutora Fernanda Delgado e foi financiada pelo Município de Oleiros e pelas Juntas de Freguesia de Estreito – Vilar Barroco, Orvalho e Sarnadas de S. Simão.

Neste estudo que vem valorizar o património natural onde se enquadra o Trilho Internacional dos Apalaches português, as investigadoras recolheram dados e classificaram cerca de quatro dezenas de plantas arbustivas.

Merece especial destaque o azereiro (Prunus lusitanica subsp. lusitanica), espécie relíquia que se desenvolvia há cerca de 20 milhões de anos, neste mesmo território, em clima muito semelhante aos subtropicais.

Os artigos científicos integrarão o Boletim Cultural e Informativo — Cardo, n.º 8 —, um número monográfico relativo ao ano de 2016, financiado pelo Município de Oleiros e editado pela Associação Recreativa e Cultural dos Amigos da Cardosa (ARAC), o qual será lançado na ocasião.

A anteceder o estudo botânico, a obra inclui ainda uma introdução genérica ao território da serra do Muradal, escrita pelo editor.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.