LOCAL: Oleiros
Coordenadas GPS: 39º 55’ 7”N 7º 54’ 47”
Considerada a “mais elegante de todas as capelas”, é classificada pelo seu Valor Concelhio. Foi edificada juntamente com a casa contígua em meados do século XVIII pelo Capitão de Milícias Manuel Pereira da Costa.
A fachada principal, rematada com cornija e beiral, está virada a sudoeste, sendo rebocada e pintada a branco em embasamento cinzento.
Ao centro, exibe um frontão triangular com moldura em ardósia, ladeado por duas janelas de lintel reto. Em termos arquitetónicos, esta capela setecentista, de planta transversal, é um espaço único.
Ao nível do interior, destaca-se o teto revestido por doze caixotões com temas marianos e do nascimento de Jesus, assim como o altar-mor, cujo retábulo possui extrema elegância.
É nele que se situam três imagens, da sua padroeira, Senhora Mãe dos Homens, de Santa Maria Madalena e de Santa Catarina.
Realçam-se ainda as molduras decorativas a encimar os vãos interiores, em madeira policromática, assim como a existência de um coro, de onde a família proprietária assistia à Missa.