Frutos do Pinhal servidos à mesa em Oleiros

1318428103MG_news

Pelo 5.º ano consecutivo, os restaurantes do concelho de Oleiros abrem as suas portas e exibem as mais saudáveis e imaginativas ementas tendo como base dois emblemáticos frutos do Pinhal. A Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha é já um evento de referência que revela que em Oleiros se sabe fazer bem e com inovação.

Numa altura em que são reconhecidos todos os benefícios dos dois frutos para a Saúde; para além do conhecimento das propriedades anti-oxidantes do medronho, enquanto fruto vermelho benéfico na prevenção de alguns tipos de cancro; esta é mais uma oportunidade para promover a afamada Gastronomia Oleirense.

Com imaginativas receitas que fazem crescer água na boca, de 29 a 31 de Outubro, os 7 restaurantes do concelho (1 em Cambas, 5 em Oleiros e 1 no Orvalho) esperam por si. São eles: Casa Peixoto – 272 682 250; Carteiro – 272 682 596; Encosta do Sol (Orvalho) – 936 105 106; Ideal – 272 682 350; Maria Pinha – 934 321 282; Regional – 272 682 309 e Slide (Ponte de Cambas) – 965 720 287.

Só para lhe deixar ficar água na boca, deixamos algumas sugestões:

Entradas: Ovos mexidos com castanhas, queijo fresco com compota de medronho, geleia de medronho, geleia de marmelo com frutos do bosque e canapés de medronho.
Sopas: Sopa de alho francês com castanha, creme aveludado de couve-flor com castanha, sopa de feijão encarnado com castanhas, caldo de castanhas com carnes, sopa de castanhas à moda de Oleiros, sopa de legumes com castanhas, sopa à lavradora com castanhas, sopa de grão-de-bico com castanhas.
Pratos de peixe: Filetes de linguado com molho de medronho e manjericão fresco, centros de pescada com camarão e medronho, bacalhau recheado com puré de castanha e bacon, polvo à lagareiro com castanhas, robalinhos com castanhas, bacalhau com castanhas, lulas recheadas com medronho.
Pratos de carne: Pato estufado com medronhos, lombo recheado com ameixa e medronhos salteados, vitela à camponesa, cabrito à antiga com com castanhas e broa de milho; perna de porco assada com arroz, castanha e legumes; rojões com castanhas, lombo no tacho com castanha, vitela estufada com frutos do bosque, chanfana com castanhas, carne de porco com cebolinhas e castanhas, javali à D. Carlos com castanhas, frango do campo com medronhos salteados, chanfana com castanhas, leitão assado com castanhas fritas, lombo do açucareiro com castanhas, vitela estufada com marmelos e frutos silvestres.
Sobremesas: Semi-frio de frutos silvestres e medronho, pudim de castanhas, filhó com aguardente de medronho, crepe com gelado de medronho, pudim de maracujá com medronho, gelatina de medronho, gelado de natas com medronho flamejado, pinhas recheadas com medronho, surpresa de medronho, pastéis de marmelo, salada de fruta com medronhitos, pudim de mel com castanhas, tarte de medronho e mousse de castanhas.
Digestivos: Aguardente medronheira, café com cheirinho, licor de medronho.

Conheça as Ementas de cada um dos 7 restaurantes em “Destaque”

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.