No âmbito da participação da Naturtejo, empresa intermunicipal da qual o município de Oleiros faz parte, na Feira Internacional de Turismo de Berlim (ITB), que decorreu entre os dias 7 e 11 de março, teve lugar o 7º Pow-Wow para Profissionais do Turismo, ao longo de três dias e o qual deu especial ênfase ao Geoturismo e aos Geoparques.
Armindo Jacinto, presidente do Geopark Naturtejo, deu duas conferências, num programa muito diversificado que incluiu outros especialistas em Turismo, Sustentabilidade e Responsabilidade em Turismo, assim como operadores turísticos. Armindo Jacinto foi convidado a introduzir o tema “Geoparques – Partilhe um Momento de Tempo Profundo” e falou do trabalho que se tem vindo a desenvolver no Geopark Naturtejo em “Milhões de anos, a experiência de uma vida”. Nesse contexto, os GeoDoces de Oleiros, um dos mais famosos exemplos de GeoProdutos, tiveram honras de destaque e foram dados a provar a todos os presentes.
Recorde-se que os Geoparques são hoje e cada vez mais, uma alternativa de desenvolvimento sustentável onde o turismo, a produção biológica, a inovação e a criação de novos mercados para os produtos locais devem contribuir para uma diversificação das atividades económicas, a par da educação e da investigação científica de ponta com aplicação prática aos contextos regionais.
Numa mesa redonda em que participaram especialistas americanos, alemães e chineses, Armindo Jacinto reforçou ainda o potencial do Geoturismo, ou o Turismo da memória da Terra contada nas paisagens com uma cultura viva, como um segmento diferenciador, socialmente responsável e com uma procura crescente por todo o mundo.