Scroll Top

GeoRota e Trilho do Estreito no próximo fim-de-semana

1401381995pp

O próximo fim-de-semana ficará marcado pela ocorrência de dois emblemáticos passeios pedestres: GeoRota do Orvalho – 9.ª edição (sábado) e Trilho do Estreito – 8.ª edição (domingo), os quais se integram na celebração do Festival da paisagem 2014 – Semana Europeia dos Geoparques.

O primeiro passeio, agendado para o dia 31 de maio é organizado pela Junta de Freguesia de Orvalho e desenvolve-se pelo Vale das Fragosas, onde se situa uma importante mancha de azereiros integrada no bosque reliquial da floresta laurilenhosa (azereiro, folhado e amieiro negro) que outrora ocupou o território continental e que sobreviveu às últimas glaciações. O passeio contempla ainda a passagem por alguns dos mais emblemáticos geossítios e geomonumentos do Geopark Naturtejo, como é o caso da Cascata da Fraga de Água d´Alta e culmina com um jantar medieval e teatro ao vivo pela “Vivarte” em pleno Miradouro do Mosqueiro, um antigo ninho de águias transformado em aprazível parque de merendas e miradouro de onde se tem uma vista de 360 º contemplando o Zêzere. Situada em plena serra quartzítica do Muradal, para além dos penedos de Góis ou do vale glaciárico de Alforfa, daquele local podem avistar-se mais cinco serras: Gardunha, Estrela, Açor, Lousã e Cabeço Rainha.

Para mais informações e inscrições (limitadas até 350 pessoas), contacte a Junta de Freguesia de Orvalho por e-mail (freguesiaorvalho@gmail.com / geral@jf-orvalho.pt) ou por telefone 272 746 399.

No dia 1 de junho realiza-se o passeio organizado pela associação Trilhos do Estreito, o qual percorrerá uma parte da envolvente da muralha natural que é a serra quartzítica do Muradal, ou seja, uma parte do que futuramente será o Trilho Português dos Apalaches – o qual contempla uma Escola de Escalada (da Crista de Zebro) e uma via ferrata (a segunda existente em Portugal). Para mais informações e inscrições, consulte o website trilhosdoestreito.pt ou contacte aquela associação por e-mail (geral@trilhosdoestreito.pt) ou por telefone 968 514 686 e 964 303 969.

Related Posts

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.