Grande Rota do Zêzere dinamiza Oleiros

1443601649IMG_3507
Foi inaugurada no sábado, dia 26, a Estação Intermodal de Cambas, inserida na Grande Rota do Zêzere (GRZ), inaugurada no mesmo dia. Esta Grande Rota é a primeira do país que pode ser percorrida a pé, de bicicleta e de canoa. É nesse sentido, que se tornam imprescindíveis as duas Estações Intermodais do nosso concelho (Álvaro e Cambas), que fazem agora parte das 13 Estações distribuídas pelos 370Km da GRZ.

No dia da inauguração vários atletas profissionais percorreram parte do percurso oleirense a correr e outros tantos em BTT. No entanto, todo o percurso pode ser desfrutado para pequenas caminhadas, em família ou com um grupo de amigos como também aconteceu na tarde de sábado. As estruturas de apoio, tais como painéis informativos e leitores de paisagem, e também os mapas que podem adquirir-se gratuitamente no Posto de Turismo de Oleiros, facilitam a tarefa a quem planeia um passeio. Desta forma, pode escolher-se parte do percurso e a zona pretendida consoante o veículo, a intensidade e/ou características do terreno.

O facto de existirem agora Estações Multimodais, permite aos utilizadores da GRZ alternarem o modo de locomoção ao longo do itinerário (pedestre, BTT e canoa) sem necessidade de sair do percurso para trocar o equipamento utilizado.

Os 52,3Km da GRZ que atravessam Oleiros começam em Admoço, junto ao Geomonumento Garganga do Zêzere, e terminam no limite do concelho, na Freguesia da Madeirã. Todo este percurso ganha agora uma nova dinâmica e o concelho fica dotado de mais uma infraestrutura passível de ser usufruída por qualquer pessoa em qualquer altura do ano. A aposta não podia ser feita de outra forma, com o rio em destaque, como elemento de ligação ao património natural de excelência que estas terras exibem. 

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.