Grande Rota do Zêzere – implementação em 2012

1325757181GRZ

A Grande Rota do Zêzere (GRZ) vai ser uma realidade, com a sua implementação no terreno programada para 2012-2013. Recorde-se que este projeto pretende unir a nascente à foz do Rio Zêzere através de um percurso pedestre de Grande Rota (358,5 Km) devidamente sinalizado, o qual terá ainda estações intermodais que permitem alternar entre locomoção pedestre, BTT e canoagem.

O percurso possui uma variação de cota que vai desde os 1454 aos 21 metros e passará por diversas e idílicas paisagens que compõem o Vale do Zêzere, um dos mais deslumbrantes vales fluviais portugueses e que no concelho de Oleiros possui um troço classificado pela UNESCO (os “Meandros do Rio Zêzere”). A título de curiosidade, refira-se que o concelho de Oleiros é o que possui a segunda maior extensão de percurso, com cerca de 52 Km de GRZ.

O projeto será financiado e envolverá ainda o investimento dos 17 municípios intervenientes, os quais terão a seu cargo operações de limpeza de caminhos existentes; abertura de novos caminhos; construção de pontes e estruturas de segurança; colocação de pontos de marcação, setas e postes, painéis informativos, leitores de paisagem, estações intermodais, zonas de descanso (abrigos/mesas), marcação (pinturas) e sinalética.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.