Hora do Conto Sénior abordou as Montarias ao Javali

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Decorreu hoje, dia 13 de Março, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, mais uma Hora do Conto Sénior dirigida aos idosos. O tema do mês abordou as Montarias de Oleiros, apontamento registado pelo historiador Jaime Lopes Dias no seu livro ‘Tradições e costumes da Beira’. O momento foi enriquecido por relatos do quotidiano de há alguns anos dos 18 participantes presentes.

De entre as várias observações, houve quem dissesse que “dos animais bravos da nossa floresta, os javalis “só dão prejuízo” pois estragam as culturas do milho, da uva, da castanha e dos figos. Quanto à carne “bem temperada é boa sim senhora, mas a caça é proibida quase durante todo o ano. Quando se faz de forma ilegal, é durante a ’cachucha’ e à ‘calada’”.

Dos tempos de juventude, permanece a lembrança de outros animais bravos, tais como a lebre, o saca rabos, a doninha – “linda, dourada como o ouro” e a raposa – “manhosa e muito matreira”. Havia também o lobo que quando se envolvia nos rebanhos das ovelhas do pasto, levava sempre presa. Hoje em dia, “já não se consta nada disso por aí”, faz apenas parte do imaginário das histórias infantis.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.