Hora do Conto Sénior

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Realizou-se no passado dia 19 de fevereiro, nas instalações do lar da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, mais uma Hora do Conto mensal dinamizada pela Casa da Cultura. Com o aproximar das comemorações carnavalescas, a conversa centrou-se sobre uma antiga partida de que eram alvo os rapazes mais novos das aldeias do concelho: a “Caça aos Gambuzinos”. Este foi um tema que suscitou a participação de todos os intervenientes, numa conversa bastante animada.

A atividade baseou-se em textos do historiador Luís Mesquita, segundo o qual a ideia sobre a forma e a constituição destes “animais” dependia única e exclusivamente do imaginário de cada um, uma vez que estes seres não existem. O convite para a caça aos gambuzinos não era mais do que uma partida destinada aos homens mais novos, fazendo-os esperar por aquilo que não existe. Como era uma partida de Carnaval, ninguém levava a mal.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.