I Congresso Nacional de Turismo Rural em Oleiros daqui a 1 mês

14005951565

Falta cerca de um mês para a realização do I Congresso Nacional de Turismo Rural, em Oleiros. É já nos dias 20 e 21 de junho, no Hotel Santa Margarida e tem como tema “Turismo, Território e Património”. Promovido conjuntamente pela Federação Portuguesa de Turismo Rural, pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, pela Naturtejo E. I. M. e pelo Município de Oleiros, tem como objetivo central a definição de “políticas e estratégias que afirmem o Turismo Rural enquanto motor para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, contribuindo não só para combater a sua desertificação e abandono, mas também para fomentar o desenvolvimento de pequenas economias”.

Segundo os promotores da iniciativa, “os resultados globalmente conseguidos em 2013, principalmente nos territórios do Porto, Lisboa e Algarve, deverão agora assumir um desígnio nacional, estendendo-se aos territórios de baixa densidade que se devem afirmar pelas suas valias diferenciadoras. Só assim se contribui para uma melhor coesão e sustentabilidade, tanto dos territórios como de um setor que, segundo a OMT, apresenta sinais de crescimento a um ritmo de 6% ao ano”.

A organização do evento afirma que “Portugal desenvolveu nas últimas décadas um significativo investimento em estruturas turísticas em ambiente rural que importa consolidar, através de políticas de investimento em promoção externa que garantam um significativo aumento da procura, como forma de contrariar a forte sazonalidade do setor pela atual dependência que tem face ao mercado interno”.

Por último, os promotores referem ainda que “é fundamental encontrar novas formas de organização que contribuam, de forma construtiva, inclusiva e abrangente, para desbravar caminhos que coloquem Portugal no pelotão da frente, no que se refere ao desenvolvimento esperado para este setor e face ao contexto do Turismo Nacional”.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.