Igreja Matriz de Sarnadas de São Simão

Coordenadas GPS: 39º56’50’’N 7º45’15’’W

Este imóvel encontra-se perfeitamente enquadrado numa envolvente agradável e frondosa, a qual se harmoniza com a sua fachada. Reconstruída em 1998, evidencia toda a magnificência do seu espólio. De realçar, serão as três antiquíssimas imagens que possui: a do seu padroeiro São Simão, a de Nossa Senhora do Rosário e a de São Miguel Arcanjo.

Ao nível da capela-mor, destaca-se o seu altar em talha dourada com as imagens de São Simão e de Nossa Senhora do Rosário e o elegante sacrário.

A imagem de Santo António encontra-se sustentada numa peanha, numa das paredes da capela. O arco de cruzeiro é em pedra, tal como o chão deste templo e está ladeado por dois dos três altares existentes, em talha dourada que se dedicam ao Sagrado Coração de Jesus e São Miguel Arcanjo.

Em cada um deles encontram-se as imagens de Santa Teresinha, Santo António e de Nossa Senhora de Fátima e de São José. As paredes internas do templo são revestidas por azulejos até ao meio, e ao nível do corpo da igreja encontram-se os quadros da via-sacra.

Possui também um coro em madeira, sendo de destacar a existência de uma antiga pia batismal, em pedra de granito, que se aloja do lado esquerdo do pórtico frontal da igreja