Devido à atual situação de pandemia de Covid-19, a continuação do II Festival de Música do Pinhal que havia sido adiada, vai realizar-se em streaming, podendo ser acompanhada em direto na página de facebook do Município de Oleiros. A continuação do evento compreende cinco concertos e um workshop, que decorrem nos dias 5, 6, 8, 12, 13 e 14 de dezembro.
O evento que já se afirmou como um acontecimento cultural de elevada qualidade, ganha agora mais alcance, projetando-se para o mundo. Recorde-se que o Festival tinha arrancado em setembro, na Igreja Matriz do Estreito, com a brilhante atuação dos Velvet Quintet, pautando de sucesso a primeira de sete ações que compõem o evento.
A abertura contou com uma acústica privilegiada, evidenciado a sublime parceria entre o quarteto de cordas da Orquestra Philarmónica de Lisboa e a acordeonista Inês Vaz. O grupo transportou o público para um universo complexo, num ambiente intimista e doce. A formação musical interpretou obras do período renascentista ao contemporâneo, adotando um registo e um timbre peculiar, inserindo o bandónion (instrumento típico das orquestras do tango argentino).
O evento enquadra-se no projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, na categoria Festival das Artes da Beira Baixa, sendo promovido pela CIMBB e municípios constituintes e cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.
Calendarização do Festival:
5 de dezembro – sábado
. Coro Misto da Beira Interior – Concerto Fado; Horário: 17H
6 de dezembro – domingo
. Piano4Vocal; Horário: 17H
8 de dezembro – terça-feira
. Carmin’Antiqua; Horário: 17H
12 de dezembro – sábado
. Coro Misto da Beira Interior – Concerto La Renaissence; Horário: 17H
13 de dezembro – domingo
. Francisco Cipriano; Horário: 17H
14 de dezembro – segunda-feira
. Workshop de Percussão*; Horário: 10H; 11H; 14H; 15H; 16H
*A participação no workshop, ocorre mediante inscrição prévia através do número 272 680 230, está limitada a 2 elementos por sessão, num total de 5 sessões.