Foi inaugurada, no passado dia 7 de fevereiro, a exposição “A paleta de cores em movimento”, da autoria do oleirense Rodolfo Lucas. A mostra, dedicada às artes decorativas, vai estar patente no Posto de Turismo Municipal até ao dia 29 de fevereiro e evidencia várias técnicas de pintura decorativa, tais como: o fresco, a representação de várias texturas, a imitação de materiais e de embutidos em madeira ou o Trompe d´oeil; mas também a cerâmica, o douramento ou o pó japonês.
Recorde-se que o autor, também conhecido artisticamente pelo nome Rael, tirou o curso de Pintura Decorativa, no Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, em Lisboa, o que lhe deu uma vasta experiência no âmbito da pintura e restauro, nomeadamente ao nível de técnicas de douramento com ouro fino. Para além de muitos imóveis particulares, também a ala pediátrica do Hospital de Santa Marta (em Lisboa), várias alas do Palácio da Cidadela de Cascais, do Palácio de Seteais (em Sintra), da Quinta dos Condes (em Carnide) e o Hotel Altis Avenida (em Lisboa), foram alvo de intervenções de recuperação, pintura e restauro com o cunho do autor.
Do seu portfólio fazem ainda parte pinturas decorativas emblemáticas, como em Oleiros, no interior do edifício das Piscinas Municipais, onde é possível contemplar uma ilustração do Concelho de Oleiros. Uma das obras mais relevantes do autor prende-se com uma pintura mural da fachada do edifício UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas), a qual pode ser vista na Rua de São Bento, em Lisboa.